SCS Software | Modelando ônibus de longa distância com Vitalii

Quinta, Agosto 7, 2025

Modelando ônibus de longa distância com Vitalii

Com a introdução de ônibus de longa distância no Euro Truck Simulator 2, o DLC Coaches traz uma nova perspectiva para o mundo do jogo. Conversamos com Vitalii, um dos artistas de veículos por trás desta atualização emocionante, para saber mais sobre o processo criativo, os desafios técnicos e os detalhes imersivos que os jogadores podem esperar ao entrar no banco do motorista de um ônibus.


Como artista 3D sênior no projeto do Treme, Vitalii desempenha um papel central na elaboração da identidade visual dos novos ônibus de longa distância que estão sendo adicionados ao Euro Truck Simulator 2. "Sou essencialmente responsável por dar vida a esses veículos visualmente", explica ele, "lidando com tudo, desde a modelagem 3D de seus exteriores e interiores até a criação de texturas e materiais detalhados que definem sua aparência". Suas responsabilidades também incluem desenvolver todas as animações necessárias e colaborar estreitamente com as equipes de produção e pesquisa para garantir que cada treinador seja recriado da forma mais autêntica possível.
Quando questionado sobre o que seu trabalho em Coaches implica, Vitalii enfatiza o equilíbrio entre arte técnica e realismo: "Trata-se de combinar arte técnica com precisão para oferecer uma experiência realista para nossos jogadores".


Sobre o tema da pesquisa e digitalização, Vitalii compartilha que, embora geralmente dependa de material de referência reunido por uma equipe dedicada, o projeto Coaches foi uma oportunidade única. "Na verdade, tive a oportunidade de fazer uma viagem de negócios para ver os verdadeiros treinadores em primeira mão", diz ele. "Isso foi incrivelmente valioso, pois me permitiu observar e capturar pessoalmente todos os detalhes necessários para recriá-los com precisão no jogo."

Falando sobre o que mais o entusiasma no projeto, Vitalii revela: "Estou muito animado em ver meu trabalho realmente ganhar vida no mundo do jogo". Observar seus modelos, texturas e animações em ação e, mais importante, ver como os jogadores respondem, é o que realmente o motiva: "Saber que meus esforços contribuem para cumprir um desejo de longa data da comunidade e proporcionar a eles uma experiência nova e imersiva é o que realmente me motiva."



Quando questionado sobre como ele se sente sobre a adição geral de ônibus de longa distância, Vitalii está entusiasmado: "Este tem sido um dos principais pedidos de nossa comunidade por muitos, muitos anos, e vê-lo finalmente se concretizar é incrivelmente emocionante." Ele acredita que vai além de adicionar um novo veículo – trata-se de expandir a jogabilidade e aprofundar a imersão do jogador. "Trata-se de mostrar nossa dedicação em ouvir o que nossa comunidade apaixonada deseja."


Em termos de ferramentas usadas, Vitalii descreve um fluxo de trabalho bem organizado. "Eu uso o Blender principalmente para a fase de modelagem", ele compartilha, apreciando sua flexibilidade e apoio da comunidade. "Para criar minhas próprias texturas lado a lado personalizadas, confio muito no Substance Designer", devido aos seus recursos processuais. O Photoshop desempenha um papel na edição de texturas, enquanto o Maya é usado para integrar ativos ao mecanismo de jogo por meio de exportadores personalizados. "Às vezes, uso o Marmoset Toolbag para gerar mapas de luz precisos", acrescenta, o que aumenta o realismo da iluminação do ônibus.

Refletindo sobre projetos semelhantes, Vitalii menciona sua experiência anterior com grandes retrabalhos de caminhões, principalmente interiores. No entanto, os Coaches apresentaram um novo nível de complexidade. "Os vagões são significativamente mais espaçosos do que os caminhões", diz ele, "e contêm inerentemente muito mais geometria e detalhes". Isso representou um desafio técnico: "descobrir como otimizar um espaço tão grande e intrincado ... mantendo o impacto no desempenho baixo."


Discutindo o que mais gostou, Vitalii destaca a novidade do projeto. "É sempre revigorante enfrentar um novo tipo de veículo", observa ele. "Criar as várias animações para os treinadores apresentou um desafio divertido", que o impulsionou criativamente e foi imensamente satisfatório.

Abordando os desafios enfrentados, Vitalii reitera que a otimização foi um obstáculo primário. "Nós realmente tivemos que descobrir novas abordagens para manter a qualidade visual alta, garantindo que as contagens de policontagens permanecessem baixas", especialmente devido à escala dos interiores dos ônibus. Além disso, "implementar as animações exigiu uma filosofia diferente em comparação com os caminhões", levando a equipe a repensar seus métodos usuais.



Quando questionado sobre detalhes interessantes que os jogadores podem esperar, Vitalii sugere a profundidade da imersão. "Prestamos muita atenção à atmosfera dentro dos vagões", diz ele. "Os jogadores podem notar detalhes intrincados nos interiores e nas áreas de passageiros que realmente dão vida ao espaço."


Finalmente, em resposta ao que os jogadores mais gostarão, Vitalii acredita que a mudança no ritmo do jogo é fundamental. "O foco principal desta atualização é a exploração", diz ele. "Os jogadores não devem perder tempo para apreciar a paisagem e descobrir pontos de referência." A experiência dos treinadores, explica ele, oferece uma nova lente para aproveitar o mundo expansivo do jogo: "Isso incentiva um ritmo mais lento, permitindo que eles vejam o mundo do jogo de uma nova perspectiva, o que acho que será muito gratificante."

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